terça-feira, janeiro 17, 2006

Palavras do realizador de "O Pesadelo de Darwin"

PRÉMIOS EUROPEUS DO CINEMA 2004 – MELHOR DOCUMENTÁRIO
e premiado nos festivais de VENEZA, BELFORT, COPENHAGA, MONTRÉAL, PARIS, CHICAGO, SALÓNICA, OSLO, MÉXICO, ANGERS e Selecção Oficial dos festivais de TORONTO, SAN SEBASTIAN e DOCLISBOA


NOTAS DE INTENÇÕES

AS ORIGENS DO PESADELO
A ideia deste filme nasceu durante a investigação para outro documentário "Kisangani Diary – Loin du Rwanda” , cujo assunto eram os refugiados da revolução no Congo. Foi em 1997 que fui testemunha pela primeira vez do tráfico destes enormes aviões. Enquanto um avião chegava da América com comida para os refugiados dos campos da ONU, um segundo avião descolava para a União Europeia com 50 toneladas de peixe a bordo.
O encontro e os laços de amizade que estabeleci com alguns dos elementos da equipa de um dos aviões de carga russos permitiram-me descobrir o impensável. Os aviões não traziam só ajuda humanitária dos países desenvolvidos, mas também traziam armas. Os aviões traziam a comida que os alimentava durante o dia e as armas que os matavam à noite. De manhã, a minha câmara que tremia filmava nesta selva os cadáveres e os campos destruídos.
Conhecer a cronologia e os rostos de uma realidade tão cínica tornou-se o objectivo de O PESADELO DE DARWIN.

O CENTRO DO MUNDO
A Região dos grandes lagos é o centro verde, fértil e mineral da África e é considerado como o berço da Humanidade.
Esta região é conhecida pela sua vida selvagem única, os seus vulcões cheios de neve e os seus parques nacionais. E ao mesmo tempo é o “coração das trevas”. As guerras civis que assolam este local têm origem numa espécie de esquecimento moral. Elas são, de longe, os conflitos mais mortíferos desde a Segunda Guerra Mundial.

No Congo, cada dia do ano, o número de mortos ligados à guerra é equivalente ao número de vítimas do 11 de Setembro em Nova Iorque.
Sem serem completamente ignoradas, as inumeráveis guerras são frequentemente classificadas como “conflitos tribais”, como os do Ruanda ou do Burundi.
As causas escondidas destas perturbações são, na maioria das vezes, interesses imperialistas por causa dos recursos naturais.

NO CORAÇÃO DAS TREVAS
Éramos uma pequena equipa a filmar O PESADELO DE DARWIN: Sandor, o meu habitual companheiro de viagem, a minha pequena câmara e eu.
Devia aproximar-me das “personagens” e seguir as suas vidas durante longos períodos. Era por isso fácil arranjar boas imagens, mas também era fácil ter problemas. Na Tanzânia, devíamos esconder a nossa actividade das autoridades. Para subir aos aviões de carga, tivemos de fingir que éramos pilotos e ter bilhetes de identidade falsos. Nas aldeias, pensaram que éramos missionários humanitários. Os directores das fábricas pensaram que éramos inspectores de higiene da União Europeia.
Também fingimos ser homens de negócios ou turistas inofensivos que andavam só a tirar fotografias. Perdemos imensos dias a enfrentar polícias corruptos e interrogatórios. Uma grande parte do dinheiro do orçamento do filme foi gasto a dar “luvas” para pagar a nossa liberdade. Para nós tratou-se de uma rotina morosa: não trabalhar, ficar sentado debaixo do implacável sol equatorial rodeado de milhões de esqueletos de percas do Nilo, tentando não enlouquecer.

A LEI DO MAIS FORTE?
A eterna questão é saber que estrutura social e política é a melhor para o mundo encontrar uma resposta. O capitalismo ganhou. As sociedades futuras serão
dominadas por um “sistema consumista”, considerado “civilizado” e “bom”. No sentido Darwiniano, o “bom sistema” ganhou. Ganhou ao convencer os seus inimigos ou então eliminando-os.
Em O PESADELO DE DARWIN tentei transformar a história do sucesso de um peixe e o boom efémero à volta deste animal “perfeito” numa alegoria irónica e assustadora sobre a nova ordem mundial. Mas a demonstração seria a mesma na Serra Leoa, nas Honduras, no Iraque, na Nigéria ou em Angola.
Para mim, o cinema é o único meio que consegue transmitir, com um verdadeiro impacto, algumas realidades.
A maior parte de nós conhece os mecanismos que destroem a actualidade sem ter verdadeiramente consciência.
Por exemplo, sempre que um recurso natural é descoberto, os habitantes desse local morrem na miséria, os filhos tornam-se soldados e as filhas criadas ou prostitutas.
Depois de centenas de anos de escravatura e colonização em África, os efeitos da globalização estão a infligir humilhações mortais aos habitantes.
A atitude arrogante dos países ricos no que diz respeito ao Terceiro Mundo cria perigos futuros para todos os povos.
“Não teríamos percas do Nilo no nosso supermercado se não houvesse Guerra em África.”
Neste documentário, tentei filmar o mais intimamente possível. Sergey, Dimond, Raphael, Eliza… São personagens verdadeiras que representam maravilhosamente a complexidade deste sistema. Para mim, elas representam um verdadeiro enigma.
« Podia fazer a mesma demonstração na Serra Leoa, e em vez de peixes teria diamantes, nas Honduras seriam bananas, no Iraque, na Nigéria e em Angola seria petróleo. »

Help Darfur