sexta-feira, janeiro 13, 2006

"Euzinha, eu, euzona" é um título sugerido por uma colega como tema para um exercício de escrita criativa, num workshop por ela orientado, que comecei a frequentar. Embora possa suscitar alguma estranheza, não constitui sintoma de senilidade precoce nem de qualquer fragmentação de personalidade do tipo pessoano (quem me dera!). Trata-se, apenas, de dar forma a um diálogo interior, coloquial, em tom de amena cavaqueira, entre um fragmento de vivências de infância (Euzinha), a minha imagem profissional (Eu) e a minha consciência social, política, etc. (Euzona). Foi assim que decidi apresentar-me. Se o acharem demasiado longo, ou presunçoso, não o leiam.
Daqui por diante, privilegiarei, à superfície dos textos, o discurso da consciência social, humana, política, artística e o mais que vier à tona. A criança calar-se-á em público, da mulher privada nem ouvirão falar e da professora só virá aqui parar algum desabafo muito urgente, pois não é meu objectivo maçar-vos com assuntos de natureza estritamente pessoal.

Posto isto, faço minha uma frase de Almada Negreiros que li hoje (vou citar de cor):

"Todas as grandes frases que salvam a humanidade já foram ditas. Falta salvar a humanidade".

1 Comments:

At 2:16 da tarde, Blogger jsribeiro said...

Boa essa de Almada Negreiros... estou para dizê-la noutro contexto daqui a uns dias em Barcelona. Quanto à articulação dos 3 EUs, não sei bem quem é a EUZONA. Diga-me. José

 

Enviar um comentário

<< Home

Help Darfur