segunda-feira, janeiro 01, 2007

O Rap(to) dos cedros...

Aconteceu em Torres Vedras, mas podia ter sido noutro lado qualquer, por obra e desgraça de qualquer outra Câmara Municipal...

Chamam-lhe "requalificação urbanística", quando alguém decide cortar as poucas árvores que ainda vão sobrevivendo nas nossas ruas e jardins públicos. Desta vez, a razia deu-se numa fileira de cedros que estavam muito longe de estar secos, no jardim de uma escola primária, durante a "interrupção natalícia das actividades lectivas", vulgo férias de Natal.

Quem deu a ordem de abate dessas árvores devia estar muito preocupado com os carros dos vereadores que agora circulam ali ao lado, desde que se abriu uma passagem para uma garagem no subsolo do novíssimo edifício municipal não fosse um bogalhozito ou um galhito perversos estragar a pintura reluzente de tão distintos veículos...

Realmente, quem é que se lembrou de ter a infeliz ideia de plantar árvores mesmo ao lado daquilo que haveria de ser a entrada para a garagem da Câmara Municipal?! Ainda por cima, muitas dessas árvores foram plantadas pelas crianças dessa mesma escola num remoto "dia da árvore", muito antes de ter sido aprovado o projecto da dita garagem e do edifício. É preciso ter lata! E quem mandou as crianças elegerem essas árvores como companheiras de brincadeira e baptizá-las com nomes? Quem terá sido a infeliz professora que apoiou tal dislate?! Devia era ir já para os excedentários! Onde é que se viu deixar as crianças brincar com árvores como se fossem gente?

E agora?

Que história irão contar às crianças, quando elas voltarem das férias, para justificar o rapto dos amigos?

Talvez este texto, que recebi em mãos, de uma cidadã preocupada possa ser útil como leitura de reinício de aulas:

" A MOTO-SERRA TRABALHA

E vai uma funcionária e diz:
- Isto (?) pode cair em cima de uma criança.
E vai um funcionário e diz:
- Isto (?) só está a fazer lixo (?).

A MOTO-MATA-SERRA TRABALHA

Os pássaros aflitos, espavoridos (dezenas, centenas?), perguntam-se onde irão dormir esta noite. Está tanto frio e as outras árvores estão ocupadas. As fêmeas, um pouco mais previdentes, pensam nos ninhos da próxima primavera.

Chegam os alunos depois das férias do Natal:
- As árvores da nossa escola??
E vai a professora e diz:
- Foi um presente de Natal. O Pai levou.

A MOTO-SERRA-MATA-CEDROS TRABALHOU. UM DIA.
OS CEDROS SÃO ÁRVORES DE CRESCIMENTO LENTO...

(aconteceu em Dezembro/06, Escola Primária nº1 de Torres Vedras, também conhecida por escola do avião)

Ah! Quase me esquecia! Há alguns adultos que plantam árvores adaptadas ao clima, a pensar no futuro, quer dizer, a pensar nos que estão a crescer.
Em ti meu, a pensar em ti, 'tás a ver?
Outros têm o hábito de lhes chamar alarmistas e radicais. Ganda gozo! Radical o gajo que põe uma semente num buraco?! Beca estranho! Radical é o gajo que faz desporto para ricos. Não, man. Radical é o gajo que pega na moto-serra e mata uma árvore de 50 anos em menos de 50 minutos. Quanto custa uma moto-serra? Esse também é rico? Dãã... claro que não. Esse é só radical. A máquina é comprada com o dinheiro da malta toda. Meu também? Claro meu, teu! Dâ-se! Já 'tou baralhado com a puta da conversa. É o Q.I. que 'tá a flip+ar. Lê tudo outra vez, mais devagar. 'Tás t'a passar meu? Ganda seca! P'ra quê? Sei lá, faz um rap e vai cantar p'rós putos, man. Os gaijitos não entram em stress. Fónix, ganda panca, a tua. Quê? Achas que os putos da primária nunca ouviram falar em ecologia e nessa treta toda? Ya, tou a ver... vão precisar de apoio psicológico. Ya meu, é uma cena bué marada: É A CENA / OBSCENA / DESTA SOCIEDADE / E OS PUTOS / INDEFESOS / NÃO TÊM IDADE / P'RA ENTENDER / PERCEBER / COMO É QUE VÃO RESPIRAR / E SE A MALTA NÃO PROTESTA / É DESTA / QUE OS PUTOS VÃO FLIPAR / NA PRIMÁRIA / SECUNDÁRIA / E ATÉ NO INFANTÁRIO / É EM CASA / É NA ESCOLA / ESTA MERDA 'TÁ TODA AO CONTRÁRIO / PEGA EM MIM / 'BORA LÁ/ PEGA EM TI / 'BORA LÁ / PEGA EM NÓS, PEGA EM VÓS, PEGA NELES / 'BORA LÁ / PRONOMES PESSOAIS TÊM A VER COM PESSOAS / ATITUDES RADICAIS TÊM A VER COM PESSOAS / QUESTÕES AMBIENTAIS TÊM A VER COM PESSOAS / O FUTURO DOS MAIS NOVOS TEM A VER COM PESSOAS / 'BORA LÁ / 'BORA LÁ / 'BORA LÁ "
(Citação de um texto de Ana Matheote).

... E o mais paradoxal disto tudo é o facto de esta cidade exibir como imagem de marca o slogan "Torres Vedras - Cidade Verde"...

Help Darfur