domingo, dezembro 10, 2006

Dois legados: Morte e Vida

Notícia de hoje:

Aos 91 anos

Morreu Augusto Pinochet

10.12.2006 - 17h50 Agências


O ex-ditador chileno Augusto Pinochet morreu hoje, aos 91 anos, anunciou o hospital militar onde o general se encontrava hospitalizado após ter sofrido um enfarte do miocárdio, agravado por complicações pulmonares e problemas cardiovasculares causados por hipertensão e diabetes.

Num curto comunicado, o hospital indicou que o estado de saúde de Pinochet piorou subitamente, tendo a equipa médica que o acompanhava decidido transferir o general para a unidade de cuidados intensivos, de onde saído apenas na quinta-feira, quatro dias depois de ter sofrido o enfarte.

O antigo ditador morreu às 14h15 locais (17h15 em Lisboa)."

in: Publico

Para a História, o nome de Pinochet ficará para sempre como sinónimo de 17 anos terror, milhares de mortes e desaparecimentos e a sua morte, antes do veredicto judicial sobre os crimes contra os direitos humanos pelos quais estava a ser julgado, deixará para sempre os familiares das suas vítimas com a sensação de derrota.

Há trinta e três anos, umas semanas após o golpe de estado de Pinochet, morria Pablo Neruda em Santiago do Chile.

A sua morte, impregnada de sentido simbólico, comoveu o mundo. Semanas antes, Salvador Allende, deposto pelo golpe de Pinochet também morrera, provavelmente de suicídio. A tragédia chilena ficava, assim, marcada pelo desaparecimento do poeta que cantou, como ninguém, os prazeres da condição humana: a apreciação das forças elementares da natureza, a entrega às paixões eróticas e espirituais, o gosto por vinhos e comidas e um sentimento de fraternidade para com os miseráveis do seu país e do mundo inteiro.

Em comum com o ditador teve apenas a insuficiência cardíaca. Mas, ao contrário deste, em vez de memórias habitadas por milhares de mortos deixou-nos milhares de páginas pulsantes de vida, amor e coragem.


Aqui está uma apresentação em Power Point com alguns dos seus sábios conselhos.

1 Comments:

At 8:50 da tarde, Blogger João Carlos Carranca said...

um abraço. gostei do pps

 

Enviar um comentário

<< Home

Help Darfur