domingo, outubro 01, 2006

Já ganhou, já ganhou!

Finalmente, George Bush tem um adversário à altura dos seus enigmáticos e hilariantes "buchismos". Trata-se, nem mais nem menos, de Luiz Inácio Lula da Silva, esse "filho de uma mulher que nasceu analfabeta", segundo declarações do próprio.

Alguns exemplos da sua já famosa colecção de gaffes (não menos embaraçosas que as de Bush), compilada pelo jornalista Carlos Laranjeira e editada em livro no Brasil (2005), apareceram, para deleite dos leitores portugueses, na revista Tabu do recentíssimo semanário Sol.

Contam-se, de entre os exemplos mais significativos, esta fantástica revelação histórica "Quando Napoleão visitou a China, disse: a China é um gigante adormecido. No dia em que acordar, o mundo vai tremer.", esta apuradíssima revelação metafísica "Quando as pessoas vêm para o hospital e morrem na mão de Janete, ficam satisfeitas mesmo que ele tenha cometido um erro [pois] Morreram nas mãos do melhor." e este inominável malabarismo diplomático de propor um brinde (com uma bebida alcoólica, pois...) à felicidade do Presidente da Síria.

Nem mesmo na geografia mais próxima Lula deixa de ser inovador, ao declarar que o Brasil, com mais de 3 mil quilómetros de fronteira com a Bolívia, "só não [faz] fronteira com o Chile, o Equador e... a Bolívia."

E que dizer desta nova definição de tsunami, como "um vendaval que deu na Ásia" para simbolizar os efeitos do governo de Henrique Cardoso sobre a economia brasileira?

Não há dúvida! Se não vencer as eleições no Brasil, desta vez, bem pode Lula emigrar para os States, que aí ganha de certeza! E ainda corre o risco de lhe pedirem bis!

Help Darfur