domingo, março 12, 2006

O veredicto roubado




Slobodan Milosevic morreu sem ter ouvido o veredicto. Suicídio? Envenenamento? Doença fatal? Ninguém sabe... A autópsia revela a última hipótese, mas as dúvidas persistem e não conseguem afastar as suspeitas quanto a alguma das outras. De uma coisa, porém, temos a certeza:os que morreram no genocídio já não voltam.
E para os seus familiares fica a dor de mais um roubo - o da sentença, com que esperavam escorar a angústia da sua perda, bem maior. Mais uma vez a vida trocou as voltas à História, deixando por terminar um capítulo dos mais sangrentos do século XX. Ironia macabra seria se, daqui a alguns anos, não muitos, pois a quantidade de guerras que vai pelo mundo tem o condão de relativizar as coisas depressa, Milosevic aparecesse a encerrar esse capítulo como herói ou mártir. Esperemos que o tempo, desta vez, não faça "prescrever" o crime na memória colectiva da opinião pública internacional, nem que, por falta de veredicto, Milosevic venha a ser considerado inocente.

1 Comments:

At 11:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"A few days ago Mr. Boutros Ghali informed me that the projectile which hit the Markale marketplace in Sarajevo was an act of (Bosnian) Muslim provocation". President Mitterrand of France, 1995
http://www.fantompowa.net/Flame/bosnia_sarajevo.htm

Com Milosevic enterra-se também o processo do TPI e a História fica sem conhecer o que realmente aconteceu na ex-Jugoslávia.

Ficaram por depôr os ex-Presidentes e ex-Chefes de Governo que Milosevic anunciou chamar ao processo.

Em 5 anos o TPI não conseguiu apresentar provas de culpa!!!! É obra!!!

Fernando Soares

 

Enviar um comentário

<< Home

Help Darfur